quinta-feira, 25 de março de 2010

CAPS- trabalho voluntário

O CAPS é um centro de atenção psicossocial. A instituição acolhe pessoas com transtornos psiquiátricos severos e persistentes, contam com uma equipe de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, etc.
Nesses centros são realizadas algumas oficinas para reintegração dos pacientes à sociedade, em uma delas que participo como voluntária.
As oficinas de culinária acontecem todas as quartas feiras no CAPS da UNIFESP na Vila Clementino, onde a jornalista gastronômica Monica Mortara, o chef Léo Texeira, o chef Hugo Massavelli, eu e toda equipe do CAPS, transmitimos um pouco de nossos conhecimentos aos pacientes, desenvolvendo produções para a realização e venda de coffe breaks.

Oficina de culinária

Comecei nesse trabalho voluntário no final do ano passado e o que escrevo aqui é uma visão leiga da visão psiquiátrica. Até hoje não sei qual é a patologia de cada paciente, tentamos vê-los como pessoas que tem alguma dificuldade, mas não os rotulamos com nomes de distúrbios.
Não imaginava a capacidade dessas pessoas; a importância de pequenas tarefas para os pacientes, como assar um pão de queijo, picar castanhas, ou até mesmo lavar a louça é visto com felicidade, pois a sociedade os privou de qualquer responsabilidade, pré julgando sua capacidade, ou mesmo por medo que algo ruim lhes acontecesse. Quando passamos confiança em seu trabalho lhes propondo responsabilidades, eles se sentem importantes e realizam as tarefas com empenho.














Fico grata pelo convite para a realização desse trabalho! Agradeço a Monica, ao Léo ao Hugo e a Jaque, por me propor esse aprendizado.
Espero que este post estimule outras pessoas.

3 comentários:

  1. Priscila, que bom poder participar de um trabalho como voluntário. Parabens a todos do grupo, um abraço

    Peter

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar quero te cumprimentar pelo seu trabalho, exposto nesse blog, que é muito bonito e criativo. O trabalho voluntário é também uma mostra da sua generosidade, mas acima de tudo, tem um valor incalculável para os pacientes que participam desse programa pois são tratados de igual pra igual dentro das características de cada um, diminuindo o pesado estigma da doença mental e ajudando no tratamento. Parabéns Priscila e também aos outros. Abraço,
    Antonio Cintra - Psiquiatra do CAPS.

    ResponderExcluir
  3. Ola Priscilla Parabéns pela iniciativa!!! tenho duvidas quanto ao trabalho voluntario realizado nos CAPS como funcionam e como faço para poder participar? um abraço!!!

    meu email: benignopsi@gmail.com

    ResponderExcluir